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Conheça o verdadeiro significado do Dia do Consumidor e o que sua empresa pode fazer

O que é o Dia do Consumidor?

Dia Mundial do Consumidor ou apenas Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma data estabelecida em homenagem ao discurso feito em 1962 de John Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos, referente aos direitos dos consumidores.

A data tem como objetivo reforçar todos os direitos e interesses, provendo segurança, informação, direito de escolha e de ser ouvido. Na então data de 15 de março de 1962, em seu discurso, o presidente John Kennedy elenca os direitos:

(1) O direito à segurança - de ser protegido contra a comercialização de produtos prejudiciais à saúde ou à vida.

(2) O direito de ser informado - de ser protegido contra informação, publicidade, rotulagem ou outras práticas que sejam fraudulentas, enganosas, ou grosseiramente falaciosas, e que sejam a ele dadas todas as informações das quais precisa para fazer uma escolha adequada.

(3) O direito de escolher - ser assegurado, sempre que possível, o acesso a uma variedade de produtos e serviços a preços competitivos; e nas indústrias em que a concorrência não é viável que a regulamentação governamental seja efetiva, deve também haver garantia de qualidade e serviço satisfatórios a preços justos.

(4) O direito de ser ouvido – para se ter a certeza de que os interesses dos consumidores receberão consideração completa e favorável na formulação das políticas de Governo, e também tratamento justo e rápido em seus tribunais administrativos.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor, instituído pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, faz o trabalho de proteger o consumidor e a sua relação de consumo com seu fornecedor.

Sua empresa faz certo no Dia do Consumidor?

Muitas empresas aproveitam de forma comercial o Dia do Consumidor, provendo somente descontos e ofertas. Porém, muitos esquecem do verdadeiro significado do dia, que são os direitos na relação de consumo. Em todas as datas comerciais, é importante lembrar do significado das mesmas, como o Natal, Páscoa, entre outras, fazendo um link entre a essência da data e a promoção do negócio.

Informe certo, promova os direitos e gere negócios

Um consumidor com seus direitos preservados, é um consumidor satisfeito com a empresa e que sabe que poderá voltar a fazer negócios com ela. Terá atendimento rápido e seus possíveis problemas sempre resolvidos.

Aproveite, nesta data, para promover ações de desburocratização de trocas e devoluções, por exemplo. Convide seus consumidores a dar um feedback sobre o que pode melhorar na experiência de consumo. Ajuste processos e seja mais ágil quando os consumidores buscam ajuda e suporte, mesmo após a compra. E lembre-se, é muito mais barato manter um consumidor do que conquistar um novo. E, claro, sua empresa pode criar ações de descontos, ofertas e condições especiais, porém sempre lembrando e resgatando o verdadeiro significado da data: os direitos.

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