fbpx

O que a sua empresa pode fazer em meio à crise do coronavírus?

Atualmente o mundo está passando por uma pandemia de coronavírus (Covid-19), o qual se iniciou no final do ano passado na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Infelizmente, milhares de pessoas já foram atingidas e países em todo o mundo estão tentando tomar medidas para frear a transmissão do vírus.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os grupos mais vulneráveis ao coronavírus são idosos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência renal ou doença respiratória crônica. Esses grupos é que possuem uma maior letalidade e estão com cuidados redobrados por parte das autoridades de saúde.

A transmissão desse vírus pode ocorrer por gotículas, como em um espirro, tosse ou contato, inclusive em superfícies não higienizadas. O contágio é muito rápido e os sintomas são bastante variados.

Com isso, além de todo fator sanitário e de saúde, essa pandemia se tornou também uma crise para vários negócios, com a maioria das empresas tendo que tomar atitudes para ajudar a diminuir o contágio e as perdas nos negócios.

Conscientização e Prevenção

Com reflexo nas empresas, o primeiro passo a tomar é conscientizar a equipe com foco na necessidade de higienização.
Não levar a mão nos olhos, nariz e boca. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Utilizar álcool em gel em locais apropriados. Evitar reuniões com muitas pessoas e trocar o aperto de mão, beijo ou abraço por um “olá” e “até logo”.

Aproveite e lance uma cartilha digital, espalhe no grupo de WhatsApp da empresa ou envie por e-mail. Lembre-se de utilizar métodos de conscientização com menos contato possível. Faça os colaboradores levarem e replicarem essas dicas em casa.

Home Office: coronavírus X vírus digital

O home office (trabalhar a partir de casa) já está sendo adotado por algumas empresas e escritórios, de modo a evitar ainda mais o contato entre pessoas. Estudar e adotar essa prática ajuda na prevenção, porém é necessário também alguns cuidados.

Instrua, através de sua equipe de TI, métodos de segurança da informação. Colaboradores acessando sistemas e documentos através da rede doméstica, pode ser um risco para a empresa, ainda mais quando se acessa de um computador ou notebook pessoal. O vírus, caso não sejam tomadas medidas de segurança, também podem ser digitais.

Ajude praticando o Marketing Social

Sua empresa ainda pode investir em marketing durante a crise! Opte nesse caso, separando uma parte da verba para o marketing social.

Agir em prol da sociedade, orientando, divulgando ações de sua empresa e informando sobre atitudes para prevenção do cenário atual dessa pandemia, podem fazer do seu negócio um exemplo para outros. Isso gera reconhecimento dentre seus clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros: uma corrente do bem em que todos irão colher os frutos futuramente.

Jamais se aproveite da situação

Alguns setores são mais prejudicados que outros, porém devemos sempre cuidar para que nosso marketing seja visto com bons olhos. Marketing de oportunidade nesse tipo de caso nem sempre funciona, podendo criar uma visão negativa do negócio e agravar a situação que já é de crise. Nesse caso cautela.

Sempre converse com sua agência ou seus profissionais de marketing, de modo a verificar ações que possam ser adotadas nesse período. Nós da Brcore auxiliamos há mais de 8 anos empresas de vários segmentos, em momentos normais ou de crise como estamos passando.